quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Resenha A fofa do terceiro andar - Cléo Busatto

Quando eu entrei na livraria em uma tarde qualquer me deparei com este livro, gostei do título e da capa. Quando li a sinopse, eu acreditei que se tratava de uma menina fofa, meiga, animada, fofa em outro sentido, na maior inocência comecei a ler e percebi que o 'fofa' não era no sentido que eu imaginei e sim no sentido de gorda. 


Na leitura, percebi que o livro relata uma parte da vida de Ana, uma menina de 14 anos com alguns quilinhos a mais, que está muito insatisfeita por descobrir o real significado dos adjetivos que lhe foram agregados ao longo de sua vida por consequência de seu peso, como Ana baleia, Ana bola, Ana tonelada, e afins. O livro é em formato de diário, narrado por Ana, que o começa para desabafar, sempre se deu bem com os livros, que lhe traziam conforto. 





"Enquanto as meninas da minha idade vão passear com as amigas no shopping, prefiro ficar em casa, lendo. [...] Os livros foram meus companheiros para todas as situações. Brigava com meu irmão, ia para o quarto ler. Discutia com a mãe, ia ler. Quando me sentia alegre, lia. Triste, lia." 


Ana relata acontecimentos ao longo do começo de sua adolescência, onde muda de turma e se depara com Francisco, um menino alegre que vê sempre o melhor nela, a amizade entre eles cresce e ela fica feliz em descobrir que há pessoas que não veem só o lado ruim dela, o que a faz muito bem. 




"Quando olho para trás, percebo que caminhei um bocado. Eu me dou conta de que já carrego muitas histórias na minha mochilinha da vida. Umas tristes, outras alegres.[...]"

Percebo uma mudança na vida de Ana, em anos decisivos da adolescência. Percebi que o livro não trata somente de bulling e sim, também, sobre amizade e aceitação. 




"Quando nos entregamos ao imprevisível, a existência fica com cara de caixinha de surpresa."

Acredito que haverá muitos adolescentes que podem se identificar com o que Ana esta passando, não somente sobre o peso e sim com a aceitação em momentos tão confusos da vida. Me identifiquei com Ana em alguns aspectos, pois sempre fui 'fofa' também, porém com algumas diferenças. 


O livro tem um quê de auto ajuda, porém maquiado com uma trama tranquila de ser lida. Gostei de ter conhecido Ana e de ler sua história. 
Se por acaso já leu deixe sua opinião aqui em baixo, e se por acaso se interessou pela leitura, me conte. Ficarei feliz de saber. Escute um trecho contado pela autora Cléo:


Amanda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário