sexta-feira, 5 de maio de 2017

Haikai - Alvaro Posselt

O que é Haikai?

Já ouvi muito falarem de Haikai e nunca cheguei de fato a saber o que é, até que cheguei em um evento literário e me deparei com o autor Alvaro Posselt que me ofereceu um pequeno papel com um poema com apenas três linhas nomeado Haikai, pesquisando um pouco vi que ele tem origem japonesa. Hoje esse pequeno poema que ele me entregou se tornou meu preferido.

O vento balança
Tem brincadeira no parque
mesmo sem criança


Alvaro Mariel Posselt nasceu em Curitiba/PR. Tem 4 livros publicados. Seus haikais aparecem em um mural na Travessa da Lapa, nas embalagens de Poëse, sorvete da franquia Los Paleteiros, e nos copos do Distinto cafés especiais. O autor divulga voluntariamente o haikai através de oficinas em escolas públicas. 


Hoje já encontramos muitos autores adotando essa nova técnica de escrita e dando muito certo. Confesso que estou adorando ler haikais. Eles podem ser usados de diversas formas. Como o próprio autor usa de forma educativa, com oficinas nas escolas. 

Eu sempre tive meus livros de cabeceira que sempre leio ao acordar ou ao dormir (aliás estou pensando em fazer post sobre eles aqui no blog), e pude acrescentar mais dois. O livro Tão breve quando o agora e Kaki. Ambos do Alvaro.


São dois livros maravilhosos, que nos diverte e encanta ao mesmo tempo. Tão breve quanto o agora conta com haikais sobre o dia a dia, sobre acontecimentos do autor, reflexões, haikais de sua própria cidade, Curitiba. O que torna tudo muito especial, que trás um pouco da essência do autor. Eu gosto muito quando o autor se entrega ao trabalho e coloca tudo de si em seus textos. É com coisas assim que sindo a alma dele nas páginas do livro. 

    

      Curitiba não nos poupa
      Ontem tomei sorvete
      Hoje tomo sopa







E também ilustrações lindas, feitas por Luiza Maciel Nogueira. Já o livro Kaki tem uma característica mais japonesa (fazendo jus à origem do haikai) com algumas referências e ilustrações que lembram a cultura japonesa. suas ilustrações foram feitas por Edson Takeuti (também lindas). Os dois livros são muito bons, mas o que mais me encantou foi Tão breve quanto o agora. Segue alguns de seus haikais.



Traiçoeira
Só dorme com o machado
Livro de cabeceira

Contei carneirinhos
Pela minha demora 
todos eles dormiram


Ninguem me liga
nem desliga
Ando meio stand by

Com a ponta do giz
marquei meu destino
Ser um eterno aprendiz

Não existe norma
No mundo da leitura 
a gente se transforma





Depois de encontrar o autor em um de seus eventos, adquiri alguns de seus livros e depois de um tempo de conversa, vi que Alvaro é um amor de pessoa e faz um trabalho maravilhoso. Hoje o autor tem canecas com seus haikais e ilustrações de Kezia Talisin (queria muito ter comprado, mas ficou para uma próxima). 

Os meus exemplares foram autografados. 




Você pode comprar os livros direto com o autor pelo Facebook dele. E receber seu livro autografado (lembre de pedir). Tomara que tenham gostado do trabalho do autor assim como eu <3.

Amanda. 

Um comentário: